No total, os pesquisadores encontraram 50 figuras, inclusive geoglifos antropomorfos, bem como imagens de animais e fenômenos naturais. Uma parte dos geoglifos está localizada no platô de Palpa, umas dezenas de quilômetros ao norte de Nazca.
Exclusive: Massive Ancient Drawings Found in Peruvian Desert
— Cultural Heritage (@CulturalH) 8 de abril de 2018
"Armed with satellites and drones, archaeologists discover new Nasca lines and dozens of other enigmatic geoglyphs carved into the earth."#Archaeology #discovery https://t.co/RVEXeLaNmU pic.twitter.com/y1cfAZIsi9
Segundo o canal, os cientistas utilizaram drones e fotos de satélite para encontrar os geoglifos. No momento, os pesquisadores estão tentando estabelecer a idade e origem das figuras. De acordo com dados preliminares, elas foram criadas entre os anos 200 e 700 d.C.
"Estes geoglifos são mais antigos que os da cultura Nazca. Pertencem às culturas Paracas e Topará, que são bastante desconhecidas", assinalou o arqueólogo Johny Isla, um dos responsáveis pela descoberta.
Até hoje, os cientistas não sabem explicar com precisão para que as civilizações antigas construíam essas linhas gigantes que podem ser vistas do céu a partir de uma certa distância. Segundo uma das teorias populares, dessa forma as pessoas antigas tentavam entrar em contato com extraterrestres.