Segundo o Ministério da Agricultura da Rússia, as exportações agrícolas russas no ano de 2017 atingiram 20,7 bilhões de dólares (R$ 66 bilhões), um aumento de 22,1% em comparação com o ano passado. Os produtos agrícolas representam 5,8% das exportações russas. Isso supera as exportações do complexo militar-industrial russo que em 2017 corresponderam a 12 bilhões de dólares (R$ 48 bilhões).
De acordo com o Ministério da Agricultura da Rússia, são exportados cereais, óleo, açúcar, batatas e carnes de frango e suína.
"O aumento da produção agrícola no país é um dos fatores mais importantes do crescimento de exportações […] A desvalorização do rublo em 2014 também contribuiu para a nossa entrada nos mercados estrangeiros", disse o especialista russo Pavel Sigal.
Para Sigal, o aumento das exportações à Ásia pode se tornar o fator de crescimento para exportações de alimentos da Rússia. Os fatores externos são favoráveis: o aumento de demanda na Ásia, alta qualidade dos produtos russos e preços competitivos dos alimentos russos.
Além disso, o Ministério da Agricultura da Rússia prevê que em 2018 a colheita aumente 3%. Espera-se que as exportações de alimentos russas continuem crescendo em 2018.