Na sexta-feira passada, os EUA adotaram um novo pacote de sanções contra a Rússia. A lista de sanções afetou um grupo importantes empresários russos e as suas respectivas companhias. A medida do governo norte-americano gerou pânico e queda nas ações dos ativos em rublos nesta segunda-feira, e a moeda russa continua caíndo durante toda a terça.
"Segundo a avaliação da Câmara de Comércio Rússia-Alemanha, só a pausa nas transações gerará prejuízos no valor superior aos 100 milhões de euros a curto prazo para economia alemã. A longo prazo, projetos no valor total de alguns bilhões de euros podem ficar ameaçados. As crescentes despesas administrativas são um fator de dificuldade a mais para os negócios alemães", explica o comunicad.
A nova onda de sanções mostra que os conflitos na Síria e na Ucrânia precisam ser solucionados o mais rápido possível, disse o presidente da organização, Matthias Schepp.
"Nesse caso são necessários os esforços tanto de Moscou, quanto de Washington, da UE e das autoridades dos países envolvidos em conflitos", acrescentou o empresário.