Rússia veta resolução dos EUA na ONU para abrir inquérito sobre armas químicas na Síria

© REUTERS / Shannon StapletonEmbaixador russo para a ONU, Vassily Nebenzia, fala sobre o envenenamento dos Skripals no Reino Unido
Embaixador russo para a ONU, Vassily Nebenzia, fala sobre o envenenamento dos Skripals no Reino Unido - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia vetou nesta terça-feira (10) no Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas (ONU) um projeto dos Estados Unidos para criar um novo mecanismo de investigação para analisar ataques químicos na Síria.

A resolução foi apoiada por 12 países, mas Rússia e Bolívia votaram contra e a China se absteve.

A ministra dos Assuntos Europeus francesa, Nathalie Loiseau, afirmou que "não há dúvidas" de que o incidente registrado na Síria durante o final de semana foi um "ataque químico".

Um caça-bombardeiro americano F/A-18F Super Hornet sobrevoa o porta-aviões da Marinha dos EUA USS Gerald R. Ford, enquanto este testa seus novos sistemas EMALS e AAG no Atlântico - Sputnik Brasil
Agência europeia alerta Mediterrâneo quanto a possíveis ataques aéreos à Síria em 72h
Os Estados Unidos também acusam Bashar Assad de usar armas químicas contra sua própria população — o que a Rússia nega que tenha ocorrido. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (9) que dará uma resposta até este fim de semana e que todas as opções estão sendo analisadas.

É a 12ª vez que Moscou usa seu poder de veto para proteger o governo sírio, afirma a agência de notícias France-Presse.

O embaixador russo na ONU, Vasili Nebenzia, afirmou antes da votação que a iniciativa dos EUA não garante uma investigação independente. Nebenzia também disse que os EUA planejaram que o recurso falhasse para "justificar o uso de força na Síria".

Donald Trump discursando sobre a Estratégia da Segurança Nacional na segunda-feira, 18 de dezembro - Sputnik Brasil
Casa Branca: Trump cancela visita à América Latina por causa da situação na Síria
O representante russo na ONU falou sobre a possibilidade de Washington tomar alguma medida militar na Síria:

"Se vocês tomarem a decisão de realizar uma aventura militar ilegal — e eu espero que vocês recuperem o juízo — bem, então vocês terão que assumir a responsabilidade para si mesmos", disse Nebenzia.

O conselho de Segurança da ONU também não aprovou uma proposta russa para criar um órgão para investigar o possível ataque químico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала