Esse pelo menos é o raciocínio do cantor inglês Roger Waters, que era membro da banda de rock Pink Floyd, que criticou o grupo e os classificou como "uma organização falsa que existe apenas para criar propaganda para jihadistas e terroristas", durante um show em Barcelona em 13 de abril.
Ele disse que os Capacetes Brancos encorajam os governos do Ocidente a atacar a Síria e pediu para as pessoas que vivem na Europa e na América do Norte que encorajem seus governos a não tomar esse tipo de atitude.
"Se fôssemos ouvir a propaganda dos Capacetes Brancos e de outros, seríamos levados a encorajar nossos governos a lançarem bombas contra as pessoas na Síria. Isso seria um erro de proporções monumentais para nós como seres humanos ", insistiu Waters.
"O que devemos fazer é convencer nossos governos a não jogar bombas nas pessoas. E certamente não até que tenhamos feito toda a pesquisa necessária para termos uma ideia clara do que realmente está acontecendo. Porque vivemos no mundo onde a propaganda parece ser mais importante do que a realidade do que realmente está acontecendo ".
Os Capacetes Brancos são suspeitos de ter laços com a Al Qaeda, com membros da organização supostamente ajudando afiliados do grupo terrorista em execuções e outras violações de direitos humanos.