O Teatro Konstanz, no Estado de Baden-Württemberg, vem oferecendo um acordo polêmico para o próximo espetáculo: os espectadores podem pagar por sua entrada ou entrar de graça se concordarem em usar uma suástica no auditório.
Aqueles do público que optarem por pagar sua entrada serão convidados a colocar uma Estrela de Davi "como um sinal de solidariedade às vítimas da barbárie nacional-socialista (nazista)", segundo os idealizadores do espetáculo.
A estreia da peça simbolicamente se encaixa no aniversário do líder nazista, em 20 de abril. Múltiplas reclamações foram feitas contra o teatro por causa de sua oferta de ingresso gratuito, de acordo com a mídia alemã, citando um porta-voz da promotoria.
Embora a exibição pública da suástica e de outros símbolos nazistas seja proibida na Alemanha, os promotores decidirão se a promoção pode ser considerada como liberdade de criação artística, informa a Deutsche Welle.
No entanto, a Sociedade Alemã-Israelense local e a Sociedade Judaico-Cristã descreveram a oferta como "insípida" em uma carta conjunta, conclamando o público a boicotar a peça. "Há uma terceira opção: você não pode comprar um ingresso", disse.
Enquanto isso, o diretor da peça, Serdar Somoncu, e o diretor do teatro, Christoph Nix, defenderam a ideia, insistindo que isso não era uma artimanha publicitária.
De acordo com a mídia alemã, até o momento 50 pessoas compareceram atrás de ingressos gratuitos para a irônica peça de um refugiado do Holocausto, George Tabori.