Anteriormente os especialistas militares, ao avaliar os blindados sírios com armas de mísseis, já supunham que depois de se obterem sistemas de lança-chamas com base em veículos de combate de infantaria, a versão seguinte seria criada com base em um tanque.
Segundo sublinha Aleksei Brusilov, especialista do jornal russo Rossiyskaya gazeta, este veículo de assalto, chamado de Golan-1000, se baseia no tanque soviético T-72, cada míssil com 500 mm de calibre e 500 kg de peso.
#SAA 4th Division IRAM Jolan-1000 mounted on a T-72 chassis.
— Wael 🇸🇾 (@WaelAlRussi) 18 de abril de 2018
Every rocket weighs 500kg pic.twitter.com/G6MeRZvONZ
Sistema de lança-chamas pesado Golan-1000 na base do tanque T-72 da 4ª divisão do Exército Árabe Sírio. Cada míssil pesa 500kg.
O alcance de fogo de tais sistemas é extremadamente pequeno e normalmente só alcança 2 ou 3 km. Por exemplo, um dos seus antecessores, o Golan-300, com um calibre de 360 mm, tem alcance máximo de apenas 1,5 km.
"No entanto, a potente carga de combate de tais mísseis improvisados os converte em uma arma poderosa em guerra urbana, sem deixar nenhuma possibilidade a que o inimigo sobreviva", explica o especialista militar russo Yuri Liamin.
Ao julgar pelo estado dos lança-foguetes da versão síria do Solntsepyok, o veículo de combate já foi testado durante os combates na região de Damasco, concluiu Brusilov.