O diário Komsomolskaya Pravda comunica que essa massa de água, que apareceu recentemente, encontra-se perto da uma comprida fratura no solo entre os gelos da tundra, uma zona onde as temperaturas descem até —30˚C.
Аномалия на Таймыре: в поселке Усть-Авам появилось озеро с гротами. Видео https://t.co/o3K3BR61gW pic.twitter.com/CI7l956s3L
— STORMnews.ru (@STORMnewsru) 20 de abril de 2018
Anomalia em Taimyr: no povoado de Ust-Avam apareceu um lago com grutas.
Um habitante local, que foi o primeiro a inspecionar este fenômeno curioso, assegura que desde o seu aparecimento ele mudou: "Parece que o lago está se afundando debaixo da terra gradualmente".
Segundo o especialista Vladimir Epifanov, membro do Instituto de Investigação Geológica, Geofísica e Mineralógica de Sibéria, na zona se produzem constantes processos geológicos em grande profundidade que causam efeitos como o deste lago.
Ele também notou que o cheiro que sai do lago é "evidente", já que se trata de sulfeto de hidrogênio.
В Красноярском крае появилось аномальное озеро https://t.co/SJeBHJgnlZ pic.twitter.com/JHhKxxmkvf
— Зиновий Онопко (@opevoloxox) 20 de abril de 2018
Um lago invulgar apareceu na região de Krasnoyarsk
A temperatura elevada da água no lago é fruto de ter estado a grande profundidade: nos primeiros 20 quilômetros da crosta terrestre, a temperatura aumenta entre 1º C e 3º C a cada 100 metros.
Epifanov também destacou que estas falhas geológicas estão ligadas a fenômenos astronômicos e à gravidade e considera que o lago começou a se formar a partir do equinócio de 21 de março.