O vídeo, publicado no canal Earthly Patriot, foi gravado às 22h40 em 11 de abril na cidade de Phoenix, Arizona.
Enquanto o primeiro feixe de luz parece cair em direção à terra, o segundo, de acordo com o autor do vídeo, "parece estar vindo debaixo e subindo" como se fosse uma espiral.
O segundo objeto misterioso só aparece após um OVNI ter surgido na imagem, voando por trás da montanha. Depois de aparecer o feixe, porém, parece que o mesmo objeto voa passando pela montanha na direção oposta, enquanto o segundo voa rumo à montanha.
Alguns dos comentadores do vídeo ligaram os pontos, chegando à conclusão que o registro é um exemplo de vida extraterrestre, sugerindo que os alienígenas estão acompanhando de perto os humanos.
Outro usuário, Nelson Hernandez, opinou que pode haver "uma guerra em curso nos nossos céus", o que explica os movimentos irregulares dos OVNIs.
Em particular, estes usuários acreditam que as luzes poderiam fazer parte do programa financiado pelas Forças Armadas dos EUA para analisar a ionosfera. Segundo várias especulações, o HAARP permite ao governo norte-americano controlar as condições climáticas.
"Os feixes roxos podem muito provavelmente ser parte do projeto HAARP […] que tem a capacidade de produzir todos os tipos de imagens no céu, criar sons loucamente altos, etc.", escreveu o internauta Dolphin Dream, acrescentando que isso não deve ser bom para a humanidade ou o planeta.