Na página das Forças Especiais da Síria no Facebook foi publicada a imagem de um soldado da guarda republicana armado com um lança-chamas deste tipo.
Segundo vários especialistas militares, trata-se de uma captura de tela de um vídeo que surgiu na Internet ainda em 2013.
O lança-chamas usado é parecido em muitos aspectos com os modelos ocidentais, por exemplo, com o italiano T-148, assinalou Alexei Brusilov em seu artigo publicado no jornal russo Rossiyskaya Gazeta. No entanto, o especialista não descarta que possa se tratar de um produto de fabricação nacional.
No momento, as Forças Armadas sírias possuem armas mais modernas: o lança-chamas reativo russo Shmel. Este é um armamento relativamente compacto, já que pesa aproximadamente 11 quilos. A arma possui um alcance de fogo de 600 metros e o seu alcance máximo corresponde a 1000 metros. Sendo assim, os militares não precisam de se aproximar das posições inimigas.
Quanto à capacidade de destruir alvos, são incomparáveis, ressaltou Brusilov. O especialista recordou que o poder da munição termobárica de 93 mm do Shmel é equivalente a um projétil de obus de 152 mm.
Российские огнемёты «Шмель» в Сирииhttps://t.co/OB2EjmOZFT pic.twitter.com/0SdLDytLak
— TOPWAR (@topwar_ru) 10 de março de 2016
Lança-chamas russos Shmel na Síria
"Como se esperava, em algumas partes do exército, os lança-chamas reativos russos se tornaram muito populares, enquanto os lança-chamas de jato foram esquecidos", concluiu Brusilov.