Como sempre, a distribuição se iniciou em frente da sede da Agência Internacional de Notícias Rossiya Segodnya que, junto com organizações estudantis, incentivou esta ação em 2005, que se tornou internacional em 2009.
Espera-se que neste ano da iniciativa participarão mais de 70 países, além das 85 regiões da Rússia.
Um pedaço de tecido com faixas negras e laranja, a fita de São Jorge é hoje um dos símbolos principais da Vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).
Desde 2005, as fitas são distribuídas em massa por voluntários nas ruas das cidades russas para que todas as pessoas possam se sentir ligadas à celebração nacional e prestem homenagem aos veteranos.
Natalia Loseva, autora da ideia e vice-editora-chefe da agência Rossiya Segodnya, acha muito importante o fato de a iniciativa, que se planejava como local, se ter tornado uma tradição de toda a Rússia e espera que da ação não se perca o seu sentido inicial: "a compreensão da história familiar pessoal no contexto da Segunda Guerra Mundial […] e o respeito por aquele sacrifício que fizeram praticamente todas as famílias do país".
Em Portugal, as fitas podem ser obtidas no escritório da agência na Avenida Duque de Ávila 185, 6C, Lisboa.