Os testes estáticos e dinâmicos da parte rodoviária da ponte provaram, inclusive com uso de oito caminhões de 35 toneladas, a segurança do sistema estrutural da ponte e a prontidão para seu uso.
Segundo o centro de informação, para realizar os testes os engenheiros instalaram nos vãos uma grande quantidade de sensores que registraram como a construção reagia ao peso.
"Nos trechos da ponte eram colocados oito caminhões basculantes totalmente carregados com 35 toneladas cada. Os caminhões se moviam pelos vãos de acordo com diferentes esquemas, simulando tipos de esforço diferentes", informou o centro.
Além disso, os construtores acabaram de asfaltar a parte rodoviária da ponte.
De acordo com a direção dos trabalhos, o asfalto é "durável e seguro" e a estrada já está na fase final de construção. Em maio, planeja-se iniciar o tráfego em um dos sentidos.
A ponte da Crimeia é o projeto russo mais ambicioso dos últimos anos. A ponte está sendo erguida através do estreito de Kerch e unirá a península com a parte continental da Rússia.