Modi e Xi realizaram sua primeira cúpula informal entre a sexta-feira (27) e este sábado (28) na cidade chinesa de Wuhan.
"O primeiro-ministro Modi e o Presidente Xi revisaram os desenvolvimentos nas relações Índia-China a partir da perspectiva estratégica e de longo prazo […]. Eles também concordaram que ambos os lados têm a maturidade e sabedoria para lidar com as diferenças através de discussões pacíficas dentro de um contexto de relacionamento global, tendo em mente a importância de respeitar as sensibilidades, preocupações e aspirações do outro ", diz a declaração.
"Para este fim, eles emitiram orientação estratégica para seus respectivos militares para o fortalecimento da comunicação, a fim de construir confiança e compreensão mútua e aumentar a previsibilidade e eficácia na gestão dos assuntos de fronteira", diz a declaração.
Ambos os países tiveram várias disputas no passado, incluindo o desentendimento de 2017 sobre a decisão da China de construir infraestrutura na área fronteiriça de Doklam, reivindicada pelo Butão e pela China. A disputa resultou em um impasse militar com a Índia, que afirmou que agia em apoio ao Butão.
Modi e Xi também concordaram em aumentar os esforços para aumentar as possibilidades de cooperação futura e promover o comércio e o investimento, em particular.
Os dois líderes também discutiram a política externa, concordando que tanto a Índia quanto a China devem continuar impulsionando o crescimento global e trabalhando em soluções para os problemas enfrentados pela humanidade.