A visita foi organizada pelo Ministério da Defesa da Rússia em 21 de abril, segundo informou o blogueiro ecoross1.
#Syria #Sukhoi Су-24 АБ #Хмеймим pic.twitter.com/syvGqxu13X
— Bender Az-Rodriges (@Edward_Sn0wden) 27 de abril de 2018
Os sistemas de defesa antiaérea S-400 e Pantsir, os caças-bombardeiros Su-24M2, Su-34 e Su-35S tornaram-se o centro de atenções dos visitantes.
O jornalista da Gazeta.ru Mikhail Khodarenok destacou os "radares voadores" russos A-50U.
Хмеймим pic.twitter.com/ZttfML0VzG
— ПРАВДИВАЯ ПРАВДА (@Pravdiva_pravda) 27 de abril de 2018
Apesar da tripulação de Hmeymim realizar treinamentos de combate, alguns aviões estão armados para o caso de ataques terroristas repentinos.
Фоторепортаж корреспондента ресурса «Газета.Ru» Михаила Ходаренка с российской авиабазы Хмеймим в Сирии. pic.twitter.com/V5NkglFfSi
— На передовой (@naperedovoj) 28 de abril de 2018
Além disso, Khodarenok registrou o gerador elétrico do aeródromo APA-5D no chassis do veículo Ural-4320.
#Syria #Sukhoi Су-34 АБ #Хмеймим pic.twitter.com/T7SL4yuhej
— Bender Az-Rodriges (@Edward_Sn0wden) 27 de abril de 2018
Por sua vez, o blogueiro ecoross1 entrevistou pilotos do Su-24, que elogiaram os assentos ajustáveis da aeronave. Eles explicaram que, devido a isso, os raios do sol não interferem com o painel de instrumentos do caça-bombardeiro.
Фото: Эксклюзив: самолеты ВКС России на базе Хмеймим https://t.co/ZEfqXcyPvm с помощью @gazetaru какие суперсамолеты на ВБ РФ в Сирии. а какие наши летчики- гордость России- удачи вам.наши защитники!
— Natalia Ustinova (@nustinova) 28 de abril de 2018
A base de Hmeymim oferece tudo o necessário para o conforto do dia a dia: um cinema, um museu, uma biblioteca com livros recentemente publicados, uma igreja e uma lavanderia.
Священник РПЦ отец Виталий на сирийской базе Хмеймим pic.twitter.com/U36wLt4QlL
— Pavel Pryanikov (@netovetz) 28 de abril de 2018
O refeitório proporciona diversidade de comida, na sala de jantar se pode ver televisão de tela grande. Tem também uma padaria local e uma loja de utensílios.
Os militares vivem em Hmeymim em unidades residenciais, cada uma é mobiliada com uma cama, um criado-mudo, um guarda-roupa, ar condicionado e um aquecedor elétrico para o inverno.
Além disso, em Hmeymim, há uma sala de relaxamento com poltronas ajustáveis, assim como música acompanhada de um espetáculo visual. Os usuários da sala podem colocar óculos de realidade virtual, alguns com imagens de ilhas tropicais com música leve, outros com hipnose de áudio relaxante.
"Quem quiser desfrutar de uma paz duradoura, deverá lutar!", diz um cartaz pendurado em uma parede do aeródromo. Outras paredes têm painéis informativos sobre a história da Síria e a estrutura territorial do país.
Os jornalistas e blogueiros russos também observaram abundância de flores, arbustos, fontes em Hmeymim.
Авиабаза Хмеймим.Как много в этом рисунке… pic.twitter.com/FZtv9TbM7f
— Мишка Квакин (@Nikolay_Birulev) 27 de abril de 2018
Há até um escudo russo esculpido em pedra pelo pedreiro sírio Suleiman Hudr Alej, da província de Homs, onde se lê: "Obrigado, Rússia".