Segundo escreve o portal The Verge, se planejava que o veículo fosse investigar os polos da Lua, conhecer as caraterísticas dos recursos do satélite, como, por exemplo, o gelo. Este, em opinião dos cientistas, poderia ser usado para produzir água potável ou combustível de foguetes.
Um grupo de cientistas que consultava a agência nas questões de expedições lunares reagiu ao encerramento do projeto com uma carta dirigida ao chefe da NASA, Jim Bridenstein. No documento, os especialistas manifestaram seu protesto contra a decisão e apelaram para uma possível reabertura do programa.
Após a publicação do artigo no portal norte-americano, a NASA divulgou um comunicado no qual informou que diversos elementos do Resource Prospector seriam usados em outras missões relacionadas com a análise do satélite terrestre.
De acordo com Metzger, inicialmente a construção do veículo era financiada pelo programa de missões humanas ao espaço, porém, mais tarde o projeto foi entregue ao Departamento de Missões Científicas. O cientista sugeriu que o fechamento do Resource Prospector esteja relacionado com o fato de o projeto não ser compatível com o orçamento e as prioridades atuais.