Putin: acordo nuclear com Irã deve ser respeitado por todas as partes

© AFP 2023 / ALEXEY NIKOLSKY / RIA NOVOSTI / AFPPresidentes do Irã e da Rússia Hassan Rouhani e Vladimir Putin
Presidentes do Irã e da Rússia Hassan Rouhani e Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou uma conversa telefônica com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante qual ele reiterou a posição de Moscou: o acordo nuclear com o Irã deve ser respeitado por todas as partes.

"Vladimir Putin confirmou a posição da Rússia e apontou que o Plano de Ação Conjunta Integral possui importância de primeira ordem para a estabilidade e a segurança no mundo e deve ser rigorosamente respeitado por todas as partes envolvidas", afirma o comunicado do Kremlin.

Presidente dos EUA, Donald Trump, falando com jornalistas - Sputnik Brasil
Trump: abandonar acordo com Irã enviaria 'mensagem correta' para Coreia do Norte
A administração do presidente russo acrescentou que a conversa telefônica foi realizada por iniciativa das autoridades israelenses e que as partes trocaram opiniões sobre a situação no Oriente Médio, inclusive na Síria.

O Irã e o Grupo 5 + 1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), em conjunto com a União Europeia, assinaram o JCPOA em julho de 2015. O acordo estabelece limitações sobre o programa nuclear do Irã em troca de suspensão das sanções internacionais contra o país.

Em outubro de 2017, Trump recusou-se a certificar que Teerã cumpre a sua parte do acordo nuclear, mesmo apesar da confirmação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e ameaçou se retirar do acordo.

Em janeiro deste ano de 2018, os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Alemanha estabeleceram um grupo de trabalho para preparar um anexo ao acordo nuclear.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала