Thiago Ferreira, de 26 anos, se mudou do Rio de Janeiro para a Sérvia. Tal passo sério foi motivado pelo amor por uma jovem local. Nos últimos cinco anos ele mora nos Balcãs, trabalha como guia e tem seu próprio blog "Bem-vindo à Sérvia".
No Brasil ele estudava turismo e afirma que, lamentavelmente, a Sérvia não é muito popular lá. Agora Thiago apresenta aos seus amigos brasileiros todas as belezas do país. Ele acredita que a Sérvia dá os brasileiros uma oportunidade de desfrutar daquilo que eles não têm e nunca terão.
"O Brasil foi descoberto em 1500 e não temos arquitetura medieval, então, estamos muito interessados em ver tudo isso: mosteiros, fortalezas. Eu fiquei muito impressionado com essa arquitetura. Eu acompanhei os brasileiros e quando eles viram todos os esses monumentos culturais, literalmente ficaram boquiabertos", contou o interlocutor da Sputnik Sérvia.
Em suas palavras, todos os visitantes do Brasil ficam encantados com a hospitalidade, a cozinha, a música, mas principalmente com os moradores locais "que são ainda mais espontâneos do que os próprios brasileiros".
Mas o que realmente reúne os dois povos é o futebol. Especialmente Neymar. Ele está presente na Sérvia também.
"Para nós Neymar significa uma única coisa — um futebolista notável. Por isso, quando eles vêm a Belgrado [capital da Sérvia] e veem o ônibus №24, que tem escrito 'Neimar', eles costumam perguntar: 'Olhe, o que é isso? Сomo é que isso é possível? Nosso Neymar — em Belgrado?' Claro que eles não sabem que em sérvio isso significa 'construtor' e nunca ouviram que existe um bairro com esse nome", revela o brasileiro.