Conforme o tweet da Força Aérea, os caças britânicos estacionados na Romênia foram "enviados como resposta às ações de um avião russo Il-20 perto do espaço aéreo da OTAN sobre o mar Negro".
Os aviões militares britânicos estão posicionados na Romênia como parte da missão da OTAN para proteger a região da alegada "agressão russa". O chanceler russo, Sergei Lavrov, descreveu as alegações como "absurdas e absolutamente infundadas".
RAF Typhoons based in Romania have been launched as a response to a Russian Il-20 Coot aircraft operating near @NATO airspace over the Black Sea. #WeAreNATO pic.twitter.com/C71MqaKGCW
— Royal Air Force (@RoyalAirForce) 4 de maio de 2018
Caças Typhoon da RAF baseados na Romênia foram enviados como resposta a um avião russo Il-20 operando perto do espaço aéreo da OTAN sobre o mar Negro.
"O Il-20 foi vigiado desde que partiu do nordeste mas o avião não chegou a estar na área de alcance visual um do outro".
Mais cedo (3), a Força Aérea Real anunciou que a OTAN permitiu aos caças Eurofighter Typhoons posicionados na Romênia realizar o patrulhamento do espaço aéreo do país.