Trump informa a Macron que EUA vão abandonar acordo nuclear com Irã

© REUTERS / Kevin LamarqueTrump e Macron na Casa Branca.
Trump e Macron na Casa Branca. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, informou ao seu colega francês, Emmanuel Macron, que os EUA decidiram sair do acordo nuclear com Irã.

"O presidente Trump disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, na terça-feira de manhã, que ele pretende declarar a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã", teria dito uma fonte citada pelo New York Times.

Além disso, de acordo com a fonte que foi informada sobre a conversa entre os líderes, foi relatado que os "EUA estão se preparando para restaurar todas as sanções que foram suspensas com o acordo nuclear e introduzir penalidades econômicas adicionais".

Presidente iraniano, Hassan Rouhani, durante intervenção em Tabriz, Irã - Sputnik Brasil
Rouhani: Irã vai continuar se desenvolvendo internamente apesar das possíveis sanções
No entanto, o gabinete de Emmanuel Macron disse à Reuters que Donald Trump não deu ao líder francês nenhuma indicação sobre seus planos para o acordo nuclear com o Irã. Já um um alto funcionário da Casa Branca disse que Trump não declarou "essas coisas" ao seu homólogo francês.

O Irã e o "sexteto" de mediadores internacionais (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) assinaram, em julho de 2015, o Plano de Ação Conjunto Global, que estabelece restrições ao programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais.

O acordo proíbe que Irã acumule mais de 300 quilos de urânio enriquecido em 3,67 por cento por 15 anos e obriga a enviar o excedente desse material para outros países, em particular a Rússia. O presidente norte-americano, Donald Trump, repetidamente classificou o acordo nuclear como "horrível". Em janeiro, Trump já havia indicado que não iria ratificar o acordo.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, por sua vez, afirmou que Teerã reagirá à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o acordo nuclear baseado em seus próprios interesses nacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала