1. Primeira Parada da Vitória não foi celebrada em maio
Apesar de 9 de maio ser considerado o dia da vitória sobre a Alemanha nazista, a primeira Parada da Vitória ocorreu em 24 de junho de 1949. Em 1949, o dia 9 de maio deixou de ser feriado. Foi apenas 20 anos após a vitória, em 1965, quando o então líder soviético, Nikita Khrushchev, declarou novamente 9 de maio como feriado nacional e ordenou um desfile militar. Após a queda da União Soviética, os desfiles não foram realizados até 1995, quando a tradição foi restaurada, mas sem a participação de veículos militares. Somente em 2008, os veículos militares participaram novamente do desfile, assim como os aviões militares.
Парад Победы. Москва. 24 июня 1945 pic.twitter.com/gz2Ma4bIiS
— Матвей Смирнов (@bormaglot_main) 8 de maio de 2018
2. Bandeira da Vitória só chegou uma vez à Praça Vermelha
3. Mísseis nucleares do desfile são reais?
Existem rumos controversos que os ICBMs (Mísseis Balísticos Intercontinentais), provavelmente a parte mais emocionante do desfile, sejam reais. Dizem que, em caso de emergência, o Topol-M e outros ICBMs serão implantados para efetuar um lançamento diretamente da Praça Vermelha. A ideia de mísseis falsos tem suas origens históricas. Durante o desfile de 1965, vários modelos de ICBMs foram exibidos pela primeira vez. No entanto, nenhum deles chegou ao serviço. O blefe de Khrushchev causou uma impressão desejada nos países ocidentais na época. No entanto, de acordo com o jornal Rossiyskaya Gazeta, os mísseis exibidos durante paradas modernas são reais.
Военный парад на Красной площади 9 мая 1965 г. Мощь Родины! pic.twitter.com/HpENvbh1BQ
— СССР (@USSR_Is_We) 11 de agosto de 2017
4. Em 1995, houve 2 desfiles
Em 1995, pela primeira vez após a queda da URSS, o presidente russo Boris Yeltsin realizou a parada. Os chefes de 25 países, incluindo o presidente norte-americano, Bill Clinton, o secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali e o premiê chinês Jiang Zemin, assistiram ao evento. Contudo, os veículos militares não chegaram a participar da parada. Em vez disso, os veteranos que representavam todos os regimentos que lutaram na Segunda Guerra Mundial marcharam pela Praça Vermelha, acompanhados por militares atuais em uniforme histórico e cadetes jovens. Os veículos militares foram exibidos em Poklonnaya Gora, um grande memorial dedicado à Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), localizado a vários quilômetros do Kremlin.
Интересный был парад на 9 мая в 1995 году с Ельциным на мавзолее и Клинтонами рядом https://t.co/994H9k0jSp pic.twitter.com/7nMEQksS1e
— La Russie parle (@Russia_calls) 4 de novembro de 2015
5. Aliados participaram da parada pela primeira vez em 2010
As forças dos aliados participaram da parada na Praça Vermelha apenas em 2010, durante o 65º aniversário do Dia da Vitória. O desfile contou com a participação de soldados dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Polônia. Além das nações ocidentais, militares das antigas repúblicas soviéticas do Azerbaijão, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Moldávia participaram do evento. Antes de 2010, as forças aliadas participaram apenas da Parada da Vitória, realizada em 7 de setembro de 1945, em Berlim, por iniciativa do destacado general soviético, Georgy Zhukov. Nesse dia, a URSS, França, Reino Unido e o EUA participaram juntos do desfile.
9 мая 2010
— Забанун (@Dark_Lord_Ru) 25 de agosto de 2017
Парад войск НАТО на красной площади. pic.twitter.com/NLTlOIpHIz