Segundo um estudo publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, o 2004 EW95 é um asteroide rico em carbono que atualmente orbita no cinturão de Kuiper, uma região fria além da órbita de Netuno. É o primeiro asteroide deste tipo a ser encontrado tão longe do Sol.
Esse objeto curioso, com cerca de 300 quilômetros de diâmetro, pode ser uma relíquia do Sistema Solar primordial. Acredita-se que ele tenha se formado no cinturão de asteroides que orbitam entre Marte e Júpiter, mas migraram para seu local atual no cinturão de Kuiper, a bilhões de quilômetros de sua origem, explicaram os cientistas.
Depois de fazer medições mais detalhadas por meio do chamado Telescópio Europeu Extremamente Grande do Observatório Europeu do Sul, a equipe determinou que o objeto se havia formado a partir de carbono, o que sugere que teve origem no Sistema Solar interno.
Essa ideia foi confirmada pela presença de certos minerais, como óxidos de ferro e filossilicatos, que nunca antes foram encontrados em um asteroide do cinturão de Kuiper, e são outro indicador de que surgiu pela primeira vez mais perto do Sol.