Recomendamos que aqueles que estejam em Saransk em junho e julho deste ano não percam a oportunidade de provar pratos tradicionais da Mordóvia.
Pata de urso
Os habitantes da Mordóvia têm uma lenda. Em tempos antigos, os noivos, antes de casar, deviam provar que são homens de verdade e dignos da sua favorita. Para tal, os jovens andavam na floresta para caçar um urso e, como prova da façanha, ofereciam uma pata de urso à festa do casamento.
Na Mordóvia, os ursos são poucos e os caçadores são proibidos de caçá-los, estes animais estão inscritos no Livro Vermelho. Por isso, a pata de urso prepara-se de outros produtos. E não apenas na hora de casamento. A receita é a seguinte. São necessários fígado de vitela, carne de porco, pão seco e cebola. Os ingredientes são untados com ovos, assados e colocados em um prato em forma da pata de urso. O prato é servido em separado ou com pepinos ligeiramente salmourados, batatas cozidas em casca e manteiga.
Aqui é costume comer carne suína, fornecida por numerosas quintas pecuárias, assim como carne de javali que abundam na região.
Poza
Na hora do almoço costuma-se beber poza, bebida com baixo teor alcoólico, denominada frequentemente de kvas da Mordóvia (kvas, tradicional bebida russa sem álcool). A poza é tão antiga que mesmo na antiguidade, era oferecida aos deuses pagãos.
A poza prepara-se de beterraba-sacarina adicionando levedura. Às vezes, utiliza-se pão fermentado. Neste caso, a poza se parece mais com kvas. A poza prepara-se em condições domésticas e, posteriormente, é fornecida aos restaurantes de Saransk: considera-se que a verdadeira poza não pode ser feita industrialmente.
Panzhakai
Pastelões com diferentes recheios são populares em muitas cozinhas do mundo, inclusive na russa. A variante da Mordóvia denomina-se panzhakai. Como recheio utilizam-se batatas e cebola.
É possível servir panzhakai em separado ou como prato da cozinha tradicional. Além de panzhakai propõem-se ovos postos em brasa, doces de frutas, mel, crema de leite e panquecas de massa de milhete tradicionais na Mordóvia.
Pachat
Para sobremesa, os habitantes da Mordóvia gostam de panquecas tradicionais de farinha de milhete. A farinha mistura-se com leite e levedura, aguarda-se até que se produza um mingau e, posteriormente, o conteúdo se assa em uma frigideira. Os cozinheiros recomendam que pachat se coma bebendo poza.