Em entrevista à revista Go Auto da Austrália, Robin Page, vice-presidente sênior de design da Volvo, admitiu que alguns estavam preocupados com a decisão da montadora de construir muitos de seus veículos na China.
"O que estamos descobrindo é que a qualidade dos carros é realmente melhor na China do que na Europa. Todos estavam preocupados com a qualidade, mas assim que começaram, a qualidade era ainda maior do que na Europa", disse Page.
Ele atribuiu a diferença à maior automação na fabricação nas fábricas europeias. As fábricas chinesas produzem veículos de alta qualidade porque dependem menos da automação e têm tolerâncias mais restritas, explicou o oficial.
"Para ser honesto com você, se você falar com os caras [europeus] de produção, eles colocaram muita automação no sistema, você não tem esse ajuste manual. Eles [fábricas chinesas] têm mais pessoas nisso, menos automação, o que na verdade dá a você a capacidade de se aproximar mais das demandas […] e fazer ajustes mais sutis", avaliou.
"Não é uma diferença enorme, mas se você fizer pontuações e médias, a China é muito boa, então não estamos tão preocupados com isso agora", emendou Page.
A Volvo começou a exportar veículos chineses construídos em todo o mundo há 4 anos. Primeiro, começou a enviar a versão de longa distância entre eixos da geração anterior S60 para os Estados Unidos. A empresa também transferiu a produção de seu sedã S90 da Suécia para a China no final de 2016.
A montadora planeja construir vários modelos elétricos da Volvos e da Lynk & Co na China e exportá-los para mercados estrangeiros.