O veículo de assalto, batizado na mídia de "monstro de mísseis" entrou em serviço na quarta divisão de tanques da Síria. Julgando por seu aspecto, vários especialistas indicam que o Golan-1000 utiliza o chassi habitual de um tanque soviético T-72. Contudo, este vídeo abaixo demonstra que não é assim.
De acordo com Dmitry Lemeshenko, da agência russa Vestnik Mordovii, o Golan-1000 utiliza na realidade uma versão desarmada do T-72 para treinar as tripulações. Tais veículos permitem "poupar" os recursos dos tanques de combate na fase da preparação dos futuros operadores e mecânicos.
No momento, na Síria, este veículo blindado é utilizado não somente para treinamento, mas também para transferir e evacuar equipamento danificado durante os combates.
#Syria: VIDEO/PHOTOS: #SAA IRAM "Golan" based on T-72 chassis. https://t.co/w7Nrx4nluq pic.twitter.com/mWhhbE7jJJ
— Rook (@2Rook14) 13 de maio de 2018
Como se pode ver no vídeo, se for necessário, a tripulação do Golan-1000 pode efetuar pontaria de uma posição resguardada. Caso os terroristas sejam atingidos pelo fogo de seus mísseis de 500 mm e 500 kg de peso, praticamente não terão chances de sobreviver.
"Os êxitos dos sírios realmente merecem ser destacados. O Golan-1000 foi desenvolvido a tão alto nível que inclusive várias empresas industriais podem invejar suas características", concluiu o especialista russo.