Para ela, a implementação da lei russa das contrassanções terá um impacto negativo sobre um conjunto de áreas econômicas norte-americanas.
"A experiência prova que, geralmente, as medidas de resposta são as mais resultativas e eficazes, porque se trata do efeito de bumerangue. A lei das contrassanções em relação aos EUA, que entrará em breve em vigor […], sem dúvida, terá tal efeito. As consequências negativas afetarão empresas norte-americanas, bem como várias áreas econômicas dos EUA", afirmou Valentina Matvienko.
Valentina Matvienko assinalou que, caso os países ocidentais abdiquem totalmente da política ilegítima de sanções em relação à Rússia, Moscou cancelará as contrassanções.
"A ineficácia, o beco sem saída da política que os EUA estão seguindo é muito evidente para os seus aliados, o que provoca insatisfação por parte deles, especialmente na área dos negócios. Acreditamos que o bom senso nos países do Ocidente finalmente prevalecerá", afirmou.
"Só existe uma saída, é abdicar da política de sanções em relação à Rússia seguida pelo Ocidente. Trata-se de uma política ilegítima. Neste caso, cancelaremos as contrassanções. Não há outro caminho", indicou Valentina Matvienko.