'Nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA', afirma presidente do Irã

© AP Photo / Gabinete do presidente iranianoPresidente iraniano, Hassan Rouhani, falando durante uma reunião com os ministros em Teerã, Irã, 11 de outubro de 2017
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, falando durante uma reunião com os ministros em Teerã, Irã, 11 de outubro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, declarou na quarta-feira (16) que Teerã não se renderá à pressão, sanções e nem mesmo a ameaças de guerra dos EUA, informou a agência de notícias estatal iraniana ISNA.

A declaração foi proferida em meio a crescentes tensões entre os dois países depois da decisão de Donald Trump de se retirar do acordo nuclear iraniano. 

"Eles pensam que podem fazer a nação iraniana se render pressionando o Irã com sanções e até mesmo com ameaças de guerra […] A nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA", disse Rouhani citado pela ISNA.

Soldado norte-americano na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
EUA temem que Irã capture sua base na Síria?
O presidente Donald Trump anunciou a retirada dos EUA do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, sigla em inglês) na terça-feira passada (8), e delineou planos para voltar a impor as sanções ao Irã, que foram suspensas como parte do acordo. No entanto, outros signatários do JCPOA criticaram a decisão de Trump de se retirar unilateralmente. 

O JCPOA – assinado pelo Irã, pelo grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) e pela União Europeia em 2015 – exige que Teerã mantenha um programa nuclear pacífico em troca de sanções. O Irã está em total conformidade com os termos do JCPOA, conforme verificado em 11 relatórios de inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica divulgados desde o início do acordo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала