Os novos drones MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA mataram cerca de 28 combatentes do Talibã na quarta-feira.
Os drones circulavam no campo de batalha de longe, atingindo as forças do Talibã em conjunto com a Força Aérea Afegã, que usava seu novo A-29 Super Tocano e helicópteros de ataque Mi-17 Hip, disse o tenente-coronel Martin O'Donnell, um porta-voz da Operação Resolute Support.
"A luta foi subjugada da noite para o dia", disse O'Donnell.
Video shows how last night, #USAF's MQ-9 Reaper UCAVs used Hellfire missiles to hunt & eliminate 28 terrorists of #Taliban while were advancing toward #Farah in #Afghanistan. #Iran Army Aviation's AH-1J Cobra attack helicopters are now patrolling over the border to hunt the rest. pic.twitter.com/cp958mmx3U
— Babak Taghvaee (@BabakTaghvaee) 16 de maio de 2018
"Provavelmente vai acontecer hoje. Realizamos uma série de ataques com drones adicionais durante a noite e continuamos a permitir que a ANDSF [Força Nacional Afegã e as Forças de Segurança] permaneçam diretamente na liderança. O 207º comandante do Corpo está liderando as operações na chão e a cidade permanece no controle do governo".
O Talibã se gabou em 15 de maio de terem invadido grande parte de Farah, que em 50.000 habitantes é a maior cidade da região de cultivo de papoula. Embora o Talibã tenha postado imagens nas mídias sociais sugerindo que eles tinham liberdade total da cidade, moradores e autoridades confirmaram às agências de notícias que as forças de segurança locais ainda estavam no controle da delegacia e da agência de inteligência nacional, informou o Chicago Tribune na época.