Supostamente, a partir de 2022, entre 250 a 300 pessoas poderão viver em uma cidade flutuante na costa do Taiti, sem medo dos tufões. Esse é o sonho dos autores da ideia e investidores do The Seasteading Institute, que estão projetando uma ilha flutuante: um paraíso libertário completo com sua própria criptomoeda, a Vayron.
Em 13 de janeiro de 2017, o governo da Polinésia Francesa, uma província ultramarina da França, reuniu-se em São Francisco com representantes do Projeto Ilha Flutuante para assinar um memorando de intenções sobre o desenvolvimento do projeto.
O acordo "obriga o Seasteading Institute a realizar uma análise econômica para demonstrar os benefícios econômicos para a Polinésia Francesa, assim como uma avaliação ambiental para garantir a preservação do oceano e do fundo do mar", segundo o website do instituto.
Want to combat rising sea levels, obliterate the looming climate refugee crisis, live free from the shackles of government? How about the Floating Island Project which could start construction as early as 2019 in the waters off French Polynesia https://t.co/eqDsSBEYf9 pic.twitter.com/VX4fIMTsQl
— Oddfeed (@TheOddFeed) 18 de maio de 2018
Segundo Marc Collins, embaixador não-oficial do projeto no Taiti, o projeto de ilhas flutuantes respeitará os padrões ambientais definidos pela Polinésia Francesa, não havendo interesse no recurso à mineração terrestre ou oceânica.
Além disso, o instituto prevê outros benefícios para o projeto.
"Acreditamos que poderia haver um mercado em nossa cidade flutuante para residências, turismo, aquicultura, um parque empresarial, um instituto de pesquisa e uma usina para vender energia e água limpa à nação anfitriã", informa o website do instituto.