"A Rússia continua alimentando temores globais sobre o ISIS-K (Daesh) na tentativa de minar os Estados Unidos e o Afeganistão. A Rússia procura qualquer oportunidade que puder encontrar para criar uma barreira entre os Estados Unidos e nossos parceiros da Ásia Central. Essas alegações sem fundamento sobre tentativas do ISIS-K de tomar territórios da Ásia Central são simplesmente mais propaganda", declarou o militar.
Último balanço foi de dez civis e agentes das forças de segurança mortos e 42 feridos. Os oito militantes que participaram da ação também morreram. https://t.co/5drRHc6U9s
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) 13 de maio de 2018
No início deste mês, o vice-chanceler russo Oleg Syromolotov disse que militantes do Daesh, junto com outros terroristas, estariam deixando a Síria e o Iraque e estabelecendo novas posições no norte do Afeganistão, transformando a região em um novo foco do terrorismo internacional. De acordo com o vice-ministro, esses militantes teriam como objetivo de longo prazo conquistar territórios de vários países da Ásia Central e da Rússia para criar uma nova espécie de Estado Islâmico.