Devido à combinação de suas características únicas, o caça MiG-31 foi o candidato perfeito para transportar os mísseis Kinzhal. O avião é capaz de atingir a velocidade máxima de 3.500 km/h e alcançar uma altitude de 20 quilômetros.
Essa necessidade deve-se às diferenças entre seu objetivo inicial como interceptador e sua nova função de ataque. De fato, as modificações foram feitas tanto na estrutura da aeronave quanto em seu equipamento radioeletrônico.
Assim, o potente radar que o MiG-31 precisava para executar suas funções de interceptor foi desinstalado. Desta forma, especialistas conseguiram aumentar o volume de seus tanques de combustível, o que por sua vez aumentou o tempo de patrulhamento que a aeronave pode realizar.
A cabine da tripulação também foi reequipada para assegurar o controle do míssil hipersônico Kinzhal. Foi instalado também um novo equipamento de comunicação que permite receber sinais de localização do alvo.
Curiosamente, os autores do artigo enfatizam que as tripulações dos novos MiG-31K tiveram que receber treinamento adicional, uma vez que durante voo a nova modificação do caça se comporta um pouco diferente quando é um interceptador.
O treinamento teve que ser realizado com técnicas especiais de decolagem devido à forma do míssil e ao manuseio da aeronave no ar porque o centro de gravidade se desloca pelo peso do míssil.
De acordo com o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, atualmente dez caças MiG-31K tinham sido adaptados para portar mísseis Kinzhal. Os mísseis possuem um alcance de 2 mil quilômetros, sua velocidade é dez vezes maior que a do som. Para dificultar ainda mais sua interceptação, o míssil realiza manobras ao longo de sua trajetória.