Moscou: OTAN coloca em risco a segurança dos países bálticos

© AP Photo / JANEK SKARZYNSKI / AFPTropas da OTAN realizam desembarque massivo de anfíbio na costa de Utska, na Polônia do Norte, durante os exercícios militares marítimos da OTAN BALTOPS (operações bálticas), em 17 de novembro de 2015, no mar Báltico.
Tropas da OTAN realizam desembarque massivo de anfíbio na costa de Utska, na Polônia do Norte, durante os exercícios militares marítimos da OTAN BALTOPS (operações bálticas), em 17 de novembro de 2015, no mar Báltico. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou pediu à OTAN que evite a escalada das tensões militares nas proximidades das fronteiras russas para não colocar em risco a segurança nacional dos países bálticos, disse a representante do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"Pedimos aos líderes da Aliança Atlântica para levar em conta o fato de que a escalada das tensões militares nas proximidades das fronteiras com a Rússia aumentará os riscos para a segurança nacional de todos os países da região do Báltico", disse Zakharova durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

A diplomata russa sublinhou que a situação política e militar na Europa está se deteriorando graças aos esforços incansáveis ​​da OTAN de reforçar as suas capacidades militares no "flanco oriental", o que se reflete na militarização da região do Báltico.

Caça F/A-18 da Força Aérea espanhola - Sputnik Brasil
Polícia Aérea da OTAN escolta aviões militares russos sobre mar Báltico
Segundo Zakharova, a região do Báltico, antes tranquila do ponto de vista militar, tornou-se uma área de medo.

Durante a cúpula da OTAN, em julho de 2016, a Organização do Tratado Atlântico Norte aprovou um aumento sem precedentes de sua presença militar na Europa Oriental e decidiu implantar quatro batalhões multinacionais na Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.

Moscou argumenta que a implantação desses contingentes nas proximidades de suas fronteiras representa uma ameaça à sua segurança, além de ser uma medida provocativa que carece de fundamento real, já que não há ações agressivas por parte da Rússia na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала