"Somos uma nação marítima. Sendo uma nação marítima, estamos rodeados de mar. Devemos sempre dominar esse mar. Nós sempre vamos dominar os oceanos", declarou o presidente perante os recém-graduados em Annapolis, Maryland.
Trump afirmou que os EUA "são a maior força de combate pela paz, a justiça e a liberdade na história do mundo". Ele lamentou, entretanto, que atualmente os EUA tenham apenas 280 navios – o menor número desde 1917 – e prometeu que se fará de "355 belos navios".
Suas palavras não passaram despercebidas no Twitter. "É possível que ele nunca tenha olhado para um mapa da América do Norte", disse uma usuária. "Seguindo essa lógica, literalmente cada nação é marítima", acrescentou um internauta, enquanto outro perguntou: "Se os EUA estão cercados por mar, que sentido tem construir um muro?"
Alguns mais expressaram preocupação com o meio ambiente. "Se por 'dominar' quer dizer destruir por completo, então estamos fazendo isso", indicou um deles, enquanto outro lamentou que os EUA sempre dominarão os oceanos "com os microplásticos".