Índia rebate Paquistão por ordem de autoridade sobre parte da Caxemira

© AP Photo / Channi AnandForças de segurança indianas atuando na fronteira entre Índia e Paquistão
Forças de segurança indianas atuando na fronteira entre Índia e Paquistão - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades indianas convocaram neste domingo (27) o vice-alto comissário do Paquistão para a Índia, Syed Haider Shah, para manifestar o protesto de Nova Délhi contra a ordem executiva do Paquistão na região de Gilgit-Baltistan, segundo afirmou o Ministéio de Relações Exteriores por meio de um comunicado.

A ordem divulgada no início desta semana daria ao governo federal paquistanês mais autoridade no terreno do que o conselho local.

"O vice-alto comissário do Paquistão para a Índia foi convocado hoje e um forte protesto foi feito contra a chamada ' Ordem Gilgit Baltistan 2018' do governo do Paquistão. Foi claramente comunicado que todo o estado de Jammu e Caxemira, que inclui também o as áreas chamadas 'Gilgit-Baltistan' são parte integrante da Índia em virtude de sua adesão em 1947”, diz a declaração.

Mísseis supersônicos BrahMos - Sputnik Brasil
Índia testa com sucesso míssil de cruzeiro supersônico BrahMos
O Ministério enfatizou que quaisquer mudanças no status do território eram ilegais e inaceitáveis.

"Em vez de tentar alterar o status dos territórios ocupados, o Paquistão deve imediatamente desocupar todas as áreas sob sua ocupação ilegal", concluiu o ministro.

A Resolução do Conselho de Segurança da ONU de 1947 coloca Gilgit-Baltistan na região de Jammu e Caxemira, reivindicada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão. A área, dividida entre a Índia, Paquistão e, em menor escala, China, viu inúmeros conflitos e distúrbios civis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала