O que está por trás das intenções militares da Polônia? Analista explica

© AP Photo / Czarek SokolowskiTropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo)
Tropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Polônia informou que está disposta a pagar até US$ 2 bilhões (R$ 7,3 bilhões) para a construção de uma base militar norte-americana no seu território.

O cientista político Vladimir Shapovalov explicou em entrevista concedida ao serviço russo da Rádio Sputnik que as autoridades polonesas visam dois principais objetivos. 

Mísseis americanos Patriot instalados na Polônia - Sputnik Brasil
Como Polônia pretende se defender dos mísseis e aviões russos?
"Durante muitos anos a infraestrutura militar da OTAN tem se expandido para leste. Agora a questão é criar na Polônia uma base militar permanente. É interessante o fato de a ideia partir da própria Polônia e não dos EUA, que também estão interessados na expansão de sua infraestrutura militar na maioria dos países europeus. Ela [a Polônia] está se posicionando como o principal inimigo da Rússia entre os membros europeus da OTAN", explica o analista.

Segundo ele, as autoridades polonesas carregam uma certa bagagem política baseada no ódio ao povo russo. Assim, eles levam a cabo uma campanha contra monumentos soviéticos, perseguição a jornalistas russos e contra a influência russa na região.

Shapovalov também menciona mais um objetivo não menos importante das autoridades polonesas.

"Tornar-se o principal aliado dos EUA na Europa Central e Oriental. Atualmente a Polônia tem relações complicadas com a União Europeia, com o seu líder – a Alemanha. Neste contexto, a implantação da base militar norte-americana fortalecerá as posições da Polônia na UE", comenta.

O especialista acredita que a Polônia tem o objetivo de se tornar o mais fiel aliado, garantir o apoio dos EUA e aumentar seu status na Europa Central e Oriental.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Polônia informou que a presença de tropas norte-americanas na Europa é fundamental para a política de segurança adotada por Varsóvia. Por sua vez, Moscou expressou preocupação com a militarização da Polônia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала