O cientista político Vladimir Shapovalov explicou em entrevista concedida ao serviço russo da Rádio Sputnik que as autoridades polonesas visam dois principais objetivos.
Segundo ele, as autoridades polonesas carregam uma certa bagagem política baseada no ódio ao povo russo. Assim, eles levam a cabo uma campanha contra monumentos soviéticos, perseguição a jornalistas russos e contra a influência russa na região.
Shapovalov também menciona mais um objetivo não menos importante das autoridades polonesas.
"Tornar-se o principal aliado dos EUA na Europa Central e Oriental. Atualmente a Polônia tem relações complicadas com a União Europeia, com o seu líder – a Alemanha. Neste contexto, a implantação da base militar norte-americana fortalecerá as posições da Polônia na UE", comenta.
O especialista acredita que a Polônia tem o objetivo de se tornar o mais fiel aliado, garantir o apoio dos EUA e aumentar seu status na Europa Central e Oriental.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Polônia informou que a presença de tropas norte-americanas na Europa é fundamental para a política de segurança adotada por Varsóvia. Por sua vez, Moscou expressou preocupação com a militarização da Polônia.