"O contundente triunfo do chavismo na eleição presidencial do último 20 de maio constitui uma vitória estratégica para a revolução bolivariana e também para a nossa América. Essa vitória de vocês é uma vitória de toda nossa América", declarou o líder cubano em sessão solene na Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela.
30May || Pdte de Cuba Miguel Díaz-Canel: "Ahora Venezuela necesita de nuestra solidaridad, necesita del respaldo de nuestra América en su resistencia contra la criminal guerra política, diplomática, económica y financiera de la que está siendo víctima" #HermandadCubaVenezuela pic.twitter.com/qBhs8Sf2Lj
— Constituyente (@ANC_ve) 30 de maio de 2018
"Agora, a Venezuela necessita de nossa solidariedade, necessita do respaldo de nossa América em sua resistência contra a criminosa guerra política, diplomática, econômica e financeira da qual está sendo vítima."
Díaz-Canel aproveitou a ocasião para repudiar as tentativas do governo norte-americano de "ressuscitar" a "agressiva" Doutrina Monroe, com novo intervencionismo na região.
Agradecendo ao chefe de Estado de Cuba pelo discurso, a presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Delcy Rodríguez, exaltou a "memória imortal" do ex-líder cubano Fidel Castro, "farol dos povos revolucionários do mundo".
30May || .@DrodriguezVen al Pdte de Cuba: “Ud ha hablado de la épica que construyó el pueblo de Vzla el #20M. Fue una jornada histórica, antiimperialista. Ese voto se expresó fuerte y alto pero también allí está el ejemplo que uds han sembrado en los pueblo de la Patria Grande” pic.twitter.com/KQCRVgG4t9
— Constituyente (@ANC_ve) 30 de maio de 2018
"Você falou sobre o épico que construiu o povo da Venezuela no 20 de maio. Foi um dia histórico e anti-imperialista. Esse voto foi expresso alto e forte, mas há também ali o exemplo que vocês semearam no povo da Grande Pátria", disse Rodríguez.