O novo míssil antiaéreo Land Ceptor, que deverá fazer parte do futuro sistema de defesa aérea britânica Sky Sabre, passou com êxito os primeiros testes de fogo, comunica o site do governo do Reino Unido.
O ensaio decorreu nas proximidades do mar Báltico, em um campo de tiro sueco. O vídeo dos testes publicado pelo Ministério da Defesa mostra o lançamento do míssil a partir de um veículo e a destruição de um alvo aéreo.
The Land Ceptor missile, which is being developed under a £250m contract with @byMBDA, has completed its first successful firing trial ahead of entering service with the @BritishArmy in the early 2020s#Defence pic.twitter.com/YYJ5FarKTD
— Defence Equipment & Support (@DefenceES) 28 de maio de 2018
O míssil Land Ceptor, desenvolvido no âmbito do contrato com a empresa de defesa MBDA, no valor de 250 milhões de libras esterlinas (R$ 1,24 bilhões), levou a cabo com sucesso seu primeiro teste de fogo. Sua entrada em serviço do Exército britânico está marcada para o início da década de 2020.
De acordo com o site governamental, o complexo Land Ceptor é composto por mísseis terra-ar da classe CAMM, por um veículo lançador e dois veículos de apoio. O complexo fará parte do novo sistema de defesa aérea Sky Sabre, previsto para entrar em serviço no início da década de 2020. Além disso, destaca-se que o complexo irá utilizar tecnologia do programa de defesa aérea móvel israelense Cúpula de Ferro (Iron Dome).
No ano passado, o Reino Unido adquiriu o novo escudo de defesa antimíssil Sky Sabre no valor de 78 milhões de libras esterlinas (R$ 388,2 milhões) para proteger as ilhas Malvinas, disputadas com a Argentina. O jornal The Sun reporta que o Land Ceptor substituirá os sistemas Rapier que a Artilharia Real britânica possui atualmente nas ilhas.