"Vou apenas dizer que as Forças Armadas dos EUA têm muita experiência em dominar pequenas ilhas no Pacífico Oeste", afirmou o tenente-general Kenneth F. McKenzie na quinta-feira (31), respondendo à pergunta se os Estados Unidos seriam capazes de "destruir" as ilhas artificiais de Pequim, segundo o CNN.
Ao mesmo tempo, McKenzie enfatizou que sua afirmação não é uma advertência.
"[Ninguém] deve ver nisso algo mais do que uma simples declaração de um fato histórico", disse, referindo-se às operações dos Estados Unidos no oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial contra as ilhas controladas pelo Japão como Iwo Jima, Okinawa e Tarawa.
Os comentários do general surgem em meio à tensão crescente na região disputada, com os EUA aumentando sua presença no mar do Sul da China em resposta à militarização de diversas ilhas artificiais por parte da China.
Na semana passada, dois navios de guerra da Marinha estadunidense passaram a apenas pouco mais de 20 quilômetros das disputadas ilhas Paracel. Esta foi a primeira vez que Washington enviou mais do que um navio, demonstrando seu direito à liberdade de navegação nas águas internacionais.