Os aviões da classe superpesada — categoria a que pertence o An-124 — são extremamente populares em todo o mundo e o Ruslan pode ser considerado uma obra-prima criada pela engenharia soviética, informou a emissora.
O primeiro voo do An-124 foi efetuado em 24 de dezembro de 1982. Em 1985, a aeronave foi exposta a jornalistas soviéticos, e depois à comunidade internacional na exposição de aviação em Paris, França, informa o portal Military Arms. Nesse mesmo ano, o An-124 conseguiu bater 21 recordes mundiais, incluindo o da capacidade de carga.
Em especial, o An-124 demonstrou ser capaz de decolar e atingir altitude de 10.750 metros com uma carga de 171,2 toneladas, totalizando, assim, um peso de 380 toneladas.
Quando em 1987 foi efetuado um voo que bateu o recorde de distância estabelecido pelo bombardeiro estadunidense B-52, o Ruslan decolou pesando 445 toneladas. O avião permaneceu no ar por mais de 26 horas e cobriu uma distância de 20.151 quilômetros.
"Depois de tudo, qualquer recorde é um desvio da norma", assinalou Tersky, citando o livro "Risco de voo: testes, acidentes, catástrofes".
No momento de criação, o prodígio soviético era único, ou seja, não havia competidores no céu. Hoje em dia, 36 anos depois do primeiro voo, o gigante com asas ocupa firmemente o seu lugar no segmento crescente e promissor do transporte de carga superpesada e de grande tamanho, e continua sendo o avião cargueiro maior do mundo.