Ex-chefe da OTAN: Rússia venceria guerra com Ucrânia em apenas alguns dias

© Sputnik / Anton Denisov / Acessar o banco de imagensTanques russos (o T-90 à esquerda) em polígono militar
Tanques russos (o T-90 à esquerda) em polígono militar - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-secretário-geral da OTAN e conselheiro não titular do presidente ucraniano, Anders Fogh Rasmussen, fez uma previsão sobre quanto poderia durar uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Em entrevista ao jornal Die Welt, Rasmussen afirmou que, em caso de um confronto militar, a Rússia venceria a Ucrânia em apenas alguns dias.

"Se a Rússia o quiser, suas tropas poderiam ocupar a Ucrânia em alguns dias apesar de a Ucrânia nos últimos dois ou três anos ter aumentado significativamente seu potencial militar", disse o ex-chefe da OTAN.

Segundo ele, os países da OTAN estão preparados para um "ataque maciço de tanques russos", mas a melhor maneira de manter a paz é conter o inimigo potencial.

Rasmussen sublinhou, ao mesmo tempo, que a Rússia pode se juntar à Aliança a qualquer hora, caso observe certos critérios.

Chefe do Pentágono, James Mattis - Sputnik Brasil
OTAN nunca 'dará as costas' ao diálogo com a Rússia, afirma Mattis
"Até agora, a OTAN não recebeu nenhum pedido nesse sentido de Moscou e, na verdade, duvido que algo mude no futuro próximo", acrescentou.

Anteriormente, o atual secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a Aliança não pretende isolar a Rússia, frisando que a organização mantém em relação a Moscou uma posição que combina "dissuasão com diálogo político".

Kiev várias vezes acusou Moscou de interferir em seus assuntos internos. A Rússia nega as acusações, sublinhando que está interessada em que a Ucrânia supere a crise política e econômica.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала