O Escritório Governamental de Contabilidade dos EUA (GAO) relatou sobre 966 falhas no projeto do caça de quinta geração F-35. Entre elas, 110 podem prejudicar à segurança e outras características de importância crucial, segundo o relatório do escritório.
Enquanto isso, os EUA já forneceram vários caças F-35A (sendo esta uma versão tecnologicamente mais simples e barata do F-35) ao Japão. Já neste mês, Ancara espera receber o primeiro caça de quinta geração norte-americano.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o vice-editor-chefe do jornal Arsenal Otechestva, Dmitry Drozdenko, assinalou que apesar de todos os esforços o avião norte-americano falhou em se tornar uma "estrela".
"O F-35 é um aparelho complexo, sendo fruto de um ‘liga’ de várias tecnologias dos países que participaram do projeto. Muito frequentemente essas tecnologias entram em conflito", assinalou.
"Chega a ser ridículo: surge até mesmo corrosão. Além disso, caso algo pare de funcionar dentro do avião (o que acontece com muita frequência), é muito difícil receber peças de reposição do fabricante. Ou seja, a manutenção do aparelho também acaba falhando. Isto é, apesar de se ter gasto uma enorme quantidade de dinheiro, o avião não se tornou uma 'estrela'. E há opiniões que jamais se tornará", ressaltou Dmitry Drozdenko.