Talibã declara cessar-fogo de três dias após trégua unilateral do Afeganistão

© AFP 2023 / Noorullah Shirzada Militantes do Talibã
Militantes do Talibã - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Talibã anunciou neste sábado (9) um cessar-fogo de três dias nos combates depois de uma decisão unilateral do governo afegão de realizar uma trégua antes do fim do mês sagrado muçulmano.

"O Talibã também anunciou uma trégua durante os próximos três dias", informou a agência de notícias afegã Pajhwok

No entanto, militantes do Talibã alegaram que as forças estrangeiras seriam excluídas do regime de cessar-fogo e que as operações contra elas continuariam.

Pôster Talibã no Afeganistão - Sputnik Brasil
Pentágono apoia trégua entre governo do Afeganistão e Talibã
Na quinta-feira, o presidente de Ashraf Ghani anunciu a trégua com o Talibã, por ocasião do fim do mês sagrado muçulmano de Ramadã. O cessar-fogo entra em vigor no dia 11 e termina no dia 19 de junho.

Segundo o presidente do Afeganistão, durante a trégua as forças de segurança do país não realizarão manobras ofensivas contra os membros do grupo Talibã, mas seguirão combatendo o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países) e outras organizações terroristas.

Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou em comunicado que Moscou avaliou positivamente a trégua proposta pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, e pediu que o Talibã reagisse à iniciativa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала