'URSS pode ter colapsado, mas o mal soviético continua florescendo na Rússia de Putin'

© Sputnik / Konstantin Chalabov / Acessar o banco de imagensMemorial soviético no território do centro internacional para crianças Artek na Crimeia, URSS (foto de arquivo)
Memorial soviético no território do centro internacional para crianças Artek na Crimeia, URSS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O "mal soviético" continua vivendo na Rússia, por isso fazer Moscou voltar ao G8 seria um erro, afirmou um senador norte-americano do Partido Republicano Lindsey Graham, em uma entrevista.

O político expressou assim seu protesto contra as recentes declarações do presidente estadunidense, Donald Trump, sobre a necessidade de fazer os russos se sentarem à mesa de negociações junto com os países-membros do G7.

"Isto seria um erro. A União Soviética pode ter colapsado, mas o mal que ela representa continua vivendo e florescendo na Rússia de Putin. Ele [o presidente russo] não é um amigo dos EUA. Ele destrói as democracias por todo o lado e tenta fazê-lo em nosso quintal traseiro", afirmou o republicano em uma conversa com o canal ABC News.

Ao mesmo tempo, Graham reconheceu que o diálogo com Moscou deve ser continuado.

O presidente russo, Vladimir Putin, durante o encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e o presidente da Mongólia, Khaltmaagiin Battulga, nas margens da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, na cidade chinesa de Qingdao - Sputnik Brasil
Putin responde ao G7: parem com esse lero-lero e resolvam questões concretas
Há pouco, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o formato do G8 com a participação da Rússia seria muito mais eficiente que o do G7.

Vale ressaltar que a Rússia deixou de ser parte do G8 em 2014, na sequência do agravamento das relações com o Ocidente devido à situação em torno da Ucrânia. Há poucos dias, ao ser perguntado sobre a hipótese de voltar ao G7, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que atualmente Moscou está se focando em outros formatos internacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала