De acordo com a edição, a declaração de Trump causou confusão no Partido Republicano, tendo o próprio Pence tentado "acalmar" os congressistas. Segundo Cory Gardner, Pence comunicou que a "administração continuará esclarecendo as palavras do presidente" e que "as manobras com a Coreia do Sul continuarão", acrescentando que isso acontecerá com "algumas manobras".
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os EUA poriam termo aos exercícios conjuntos com a Coreia do Sul enquanto as negociações com a Coreia do Norte seguissem "o rumo correto".
Por sua vez, o representante do Pentágono informou que, por enquanto, os militares dos EUA não receberam nenhumas instruções para suspender as manobras na Coreia do Sul. Além disso, o Ministério da Defesa sul-coreano afirmou não ter mantido conversações com seus colegas norte-americanos em relação à provável suspensão das manobras conjuntas, acrescentando que os sul-coreanos estão tentando esclarecer a situação pelos canais diplomáticos.