Além disso, a agência espacial norte-americana informou que essa potente tormenta de areia em Marte afetou o funcionamento do rover marciano Opportunity.
"A tempestade mais forte que havíamos visto até agora no Planeta Vermelho cobriu, em 10 de junho, uma superfície de 15,8 milhões de milhas quadradas [41 milhões de quilômetros quadrados, equivalentes à superfície da América do Norte e Rússia]; ocultou o Sol, transformando o dia em noite para o rover Opportunity", destaca a agência.
De acordo com a NASA, agora o veículo espacial se encontra "perto do epicentro da tormenta no Vale da Perseverança".
Opportunity isn't the only Mars rover experiencing dusty skies right now. Dust is starting to accumulate in the skies over Gale Crater, and the change in sky clarity over the last 8 sols has been dramatic. Fortunately, Curiosity doesn't rely on solar power to run! pic.twitter.com/614bplrmbJ
— Justin Cowart (@jccwrt) 12 de junho de 2018
Opportunity não é o único rover em Marte que agora está investigando o céu poeirento. A poeira está começando a acumular-se no céu sobre a cratera de Gale e a mudança na transparência do céu nos últimos 8 sóis tem sido dramática. Felizmente, a sonda Curiosity não precisa de energia solar para funcionar.
Espera-se que os especialistas da NASA deem uma conferência onde irão detalhar o estado do Opportunity e a situação com o temporal.
O rover Opportunity encontra-se em Marte desde 2004.
Previamente, a NASA informou que o rover parou suas atividades em 8 de junho e recebeu os últimos dados em 10 de junho.
A vida útil do Opportunity incialmente era de 90 dias, mas continuou operando por quase 15 anos.