Embaixada da Rússia em Israel promove evento em Jerusalém pela primeira vez

© REUTERS / Baz RatnerA man rides bicycle across the Tel Aviv city hall building as it is illuminated in solidarity with Russia after the blast in the St.Petersburg metro in Tel Aviv, Israel April 3, 2017
A man rides bicycle across the Tel Aviv city hall building as it is illuminated in solidarity with Russia after the blast in the St.Petersburg metro in Tel Aviv, Israel April 3, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A embaixada russa em Israel recebeu uma recepção para seu dia nacional em Jerusalém pela primeira vez nesta quinta-feira, em vez de realizá-la em Tel Aviv, informou uma autoridade da Rússia.

A recepção ocorre após a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém, em maio, depois que o presidente estadunidense Donald Trump reconheceu a cidade disputada como capital de Israel.

Combinação de fotos do premiê israelense, Benjamin Netanyahu (à esquerda) e presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Presidente turco: 'Jerusalém é a capital da Palestina e a reputação dos EUA é quase zero'

Antes dessa decisão, o governo russo disse no ano passado que considera "a região oeste de Jerusalém como a capital de Israel". A mesma declaração também reconheceu "Jerusalém Oriental como a capital do futuro Estado palestino".

Dmitry Alushkin, porta-voz da embaixada da Rússia em Tel Aviv, disse que o evento de quinta-feira é consistente com as declarações de abril de 2017 de seu país.

Participando da recepção, na Missão São Sérgio, de propriedade russa, no oeste de Jerusalém, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse estar duplamente satisfeito em participar.

"É feriado da Rússia e é um feriado que está sendo iniciado e realizado em Jerusalém", disse um comunicado do governo. "Imagino que haverá muitos outros dias em Jerusalém", acrescentou.

Os palestinos afirmam que a parte oriental de Jerusalém, anexada por Israel, é a capital do seu futuro Estado. Já o Estado judeu considera a cidade inteira como capital "indivisível".

Presidente paraguaio, Horacio Cartes, sentado em frente ao seu homólogo israelense, Reuven Rivlin, na residência do presidente de Israel em Jerusalém, antes da cerimônia de inauguração da embaixada do Paraguai em Jerusalém - Sputnik Brasil
Paraguai inaugura embaixada em Jerusalém, seguindo exemplo dos EUA

Em dezembro, Trump reconheceu Jerusalém como a capital israelense, sem fazer qualquer distinção entre o leste predominantemente palestino e o oeste predominantemente judeu. Seu movimento rompeu com décadas de consenso internacional de que o status de Jerusalém deve ser negociado entre Israel e os palestinos, e chegou perto da condenação global.

Particularmente enfurecidos ficaram os palestinos, que declararam um boicote diplomático dos Estados Unidos. A administração Trump disse que a medida não prejudicou o status final da cidade, nem as fronteiras da soberania israelense.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала