Pela primeira vez foi capturado o momento em que um buraco negro "engole" e destrói uma estrela, que explode e emite jatos de luz em seu torno.
This Is The First-Ever Footage of a Star Ripped Into Shreds by a Black Hole https://t.co/RUfiW4yGMx pic.twitter.com/Q9JEN5ziER
— Luthfi Zenius (@luthfizenius) 14 de junho de 2018
Estas são as primeiras imagens na história que mostram uma estrela sendo despedaçada por um buraco negro
Graças aos telescópios de rádio e infravermelho, os astrônomos testemunharam como uma estrela, com massa duas vezes maior que a do Sol, se aproxima de um desses buracos negros, informa o portal Science Alert.
A pobre estrela não tinha nenhuma chance e a força gravitacional do buraco negro a despedaçou. Este processo, conhecido como "evento de interrupção de maré", é muitíssimo raro e nunca antes tinha acontecido desta maneira.
Na maioria das vezes, os buracos negros permanecem imóveis no espaço. Algo tem que entrar em seu campo gravitacional para se tornarem ativos, como aconteceu agora com a estrela.
This Is The First-Ever Footage of a Star Ripped Into Shreds by a Black Hole https://t.co/LvwdBqLgNt
— Oscar Flippt (@OscarFlippt) 14 de junho de 2018
A estrela se separou formando um disco ao redor do equador do buraco negro. No final, caiu no buraco negro e as intensas forças gravitacionais e de atrito aqueceram-na e fizeram-na brilhar. As observações deste evento, identificadas como Arp 299-B AT1, começaram em 2005.