Coalizão liderada pela Arábia Saudita teria entrado no principal aeroporto do Iêmen

© AFP 2023 / Saleh Al-ObeidiSoldados estão em um tanque da coalizão liderada pela Arábia Saudita, na periferia da cidade portuária de Aden, no sul do Iêmen.
Soldados estão em um tanque da coalizão liderada pela Arábia Saudita, na periferia da cidade portuária de Aden, no sul do Iêmen. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os militares iemenitas apoiados pela coalizão liderada pela Arábia Saudita lançaram em 13 de junho uma ofensiva para conquistar o aeroporto de Hodeidah aos houthis depois dos rebeldes xiitas terem fracassado em responder à proposta do governo de se retirar da cidade portuária para resolver o conflito pacificamente.

De acordo com a agência de notícias Reuters citando a assessoria de imprensa da coalizão, as forças da aliança árabe tomaram o controle do aeroporto-chave de Hodeidah.

Soldado passeando pelo porto de Hodeidah no mar Vermelho, Iêmen - Sputnik Brasil
ONU abandona Iêmen na iminência de ataque saudita e norte-americano
A assessoria de imprensa disse no seu Twitter que, depois de a coalizão liderada pela Arábia Saudita ter entrado no aeroporto, as equipes de desminagem chegaram ao local.

Na quarta-feira (13), as forças iemenitas apoiadas pela coalizão lançaram uma ofensiva para conquistar o aeroporto e a área ao redor aos rebeldes xiitas iemenitas depois de os houthis terem fracassado responder à proposta do governo de se retirar da cidade portuária para resolver o conflito pacificamente.

Em meio aos confrontos, várias organizações internacionais e grupos de direitos humanos, apelaram às partes em conflito iemenitas para reduzir as hostilidades na cidade.

A cidade de Hodeidah é uma das áreas mais densamente povoadas do Iêmen, e o seu porto é vital para o fornecimento de ajuda humanitária a este país do Oriente Médio devastado pelo conflito entre o governo e os rebeldes houthis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала