Segundo informa o Departamento de Informação da Frota do Mar Negro, as corvetas russas, equipadas com mísseis de cruzeiro Kalibr, deixaram o mar Negro, atravessaram os estreitos do Bósforo e Dardanelos, entraram no mar Mediterrâneo e digiram-se para a costa da Síria.
De acordo com a Marinha russa, os navios passaram a integrar a unidade da Marinha que opera nesta zona marítima e já começaram a cumprir a sua missão.
A passagem dos navios foi registrada pelos serviços de monitoramento turcos. Em particular, a embarcação de vigilância turca Yoruk Isik postou imagens dos navios de guerra russos no domingo (17).
#ВМФ Project 21631 #Кф Caspian Flotilla Buyan M class corvettes Veliki Ustyug 651 (x-023) & Grad Sviyazhsk 652 (c-021), armed with SS-N-30 / Kalibr 3M-14 land attack missiles, transited Mediterranean-bound Bosphorus, likely en route to #Tartus #Syria 03:30Z pic.twitter.com/QCEst4GuSO
— Yörük Işık (@YorukIsik) 17 de junho de 2018
Os navios Grad Sviyazhsk e Veliky Ustyug, do projeto 21631 Buyan-M, pertencentes à Frota do mar Cáspio da Marinha russa e equipados com mísseis Kalibr, transitaram pelos estreitos do Bósforo e Dardanelos e entraram no mar Mediterrâneo. Seu destino final é supostamente a base russa Tartus na Síria.
Mediterranean-bound Bosphorus: #ВМФ Project 21631 #Кф Caspian Flotilla Buyan M class corvettes Veliki Ustyug 651 & Grad Sviyazhsk 652, armed with SS-N-30 / Kalibr 3M-14 land attack missiles, displayed their combat efficiency awards for Rockets & Radar and Kalibr cruise missiles. pic.twitter.com/psPRqK6xUT
— Yörük Işık (@YorukIsik) 17 de junho de 2018
Enquanto isso, o senador russo Vladimir Shamanov afirmou que não se pode descartar que os EUA não estejam se preparando para um novo ataque contra a Síria, ao reforçarem o seu potencial de combate no mar Mediterrâneo.