"Pediram-nos para fabricar um tanque ligeiro, o mercado realmente precisa dele e é por isso que desenvolvemos este veículo blindado", disse o representante da empresa, Manuel Serrano, citado pelo jornal russo Izvestia.
Segundo destacou Serrano, esse tanque poderia despertar grande interesse dos compradores do Oriente Médio. Seu peso relativamente pequeno — 42 toneladas — coloca-o em uma posição vantajosa em comparação com os tanques que pesam mais de 60 toneladas e que sofrem certas dificuldades quando se trata de se moverem nas condições [de relevo] da Ásia.
Одной из наиболее интересных новинок выставки Eurosatory 2018 стал танк ASCOD Medium Main Battle Tank (MMBT) от компании General Dynamics European Land Systems (GDELS).https://t.co/cIgsdXOMrF pic.twitter.com/UPVdtsQIBQ
— Naked Science (@nakedsci) 15 de junho de 2018
Uma das novidades mais interessantes apresentadas no salão militar Eurosatory 2018 é o tanque ASCOD Medium Main Battle Tank (MMBT) da empresa General Dynamics European Land Systems (GDELS).
Este tanque está armado com um canhão de cano liso de 120 milímetros, duas metralhadoras de 7,62 milímetros e uma de 12,7 milímetros operada por controle remoto. Além disso, o blindado possui a moderna torre HITFACT, uma camera térmica e um telêmetro laser.
Visto que o canhão principal está equipado com sistema de controle de fogo, o tanque é capaz de destruir alvos a qualquer hora do dia ou da noite e em todas as condições climáticas.
"P'et'e un peu ambitieux comme remplacant du VBRG…"🙃
— Harry Boone (@towersight) 15 de junho de 2018
GDELS' ASCOD Medium Main Battle Tank (MMBT) pic.twitter.com/2TRkiE1WSQ
"Talvez um pouco ambicioso como substituto do VBRG [Berliet VXB-170]"
O ASCOD Medium Main Battle Tank (MMBT) da GDELS
De acordo com Serrano, boa mobilidade (manobrabilidade) é uma das principais características do tanque. Os especialistas da GDELS acreditam que a exploração do ASCOD MMBT custará menos do que o uso de tanques pesados.