No primeiro confronto desta terça-feira, em Saransk, os guerreiros japoneses lutaram muito e fizeram por merecer a vitória sobre a boa equipe da Colômbia, que era favorita, se aproveitando principalmente da vantagem numérica após a expulsão relâmpago de Carlos Sánchez. Com menos de três minutos de jogo, o volante colombiano resolveu usar o braço, dentro da área, para cortar um chute japonês, o que levou a um cartão vermelho e pênalti para os adversários.
A cobrança foi convertida por Kagawa, aos cinco minutos. Apesar do domínio do Japão, a Colômbia conseguiu pressionar e marcar, aos 38 minutos, com Quintero, batendo falta. Dada a situação da partida, o empate seria como uma vitória para os colombianos, mas, aos 27 do segundo tempo, Osako ampliou para os japoneses, com um gol de cabeça após cobrança de escanteio.
Esse resultado deixou o Japão na liderança do grupo H, junto com o Senegal, que também venceu por 2 a 1 e será o adversário dos japoneses na segunda rodada, no dia 24, em Ekaterinburgo. No mesmo dia, a Colômbia enfrentará a Polônia em Kazan.
A segunda partida do dia também colocou frente a frente equipes do grupo H. Senegal e a favorita Polônia fizeram um jogo cheio de erros no estádio Spartak, em Moscou. O gol contra do brasileiro naturalizado Thiago Cionek, no final do primeiro tempo, e o gol do polonês Grzegorz Krychowiak aos 40 minutos do segundo tempo acabaram sendo ofuscados por um lance para lá de polêmico, que praticamente decretou a vitória dos africanos. Aos 15 minutos da etapa final, M'Baye Niang, que estava voltando a campo depois de sair para atendimento médico, aproveitou sua posição privilegiada para surgir de surpresa diante do goleiro Szczesny após um recuo errado de Krychowiak e marcar o segundo de Senegal.
Após o revés colombiano, a derrota polonesa também por 2 a 1 acabou sendo a segunda zebra do dia, que terminaria com um duelo que tinha tudo para ser bastante equilibrado, entre Rússia e Egito. Mas não foi.
Com 100% de aproveitamento e saldo de 7 gols após dois jogos, a Rússia vai confiante para o duelo contra o Uruguai, em Samara, no próximo dia 25, praticamente já garantida na próxima fase do Mundial. Antes disso, aguarda o resultado do jogo de amanhã, entre a Celeste e a Arábia Saudita, em Rostov-no-Don.